Projeto Ilíria: Envolva-se com a evangelização da Albânia!


Tirana, capital da Albânia. Foto: Alamy

Há alguns séculos passados, em sua terceira viagem missionária, o grande apóstolo Paulo passava pela chamada ILÍRIA pregando a Boa Nova de Jesus Cristo, hoje conhecida como Albânia.


“Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do Espírito de Deus; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírio, tenho pregado o evangelho de Jesus Cristo.” (Romanos 15:19)

A Albânia está localizada no leste europeu e faz parte dos países Balcãs, fazendo fronteira com a Macedônia, Grécia, Monte Negro e Kosovo. Foi duramente massacrada por várias ocupações ao longo de quase toda a sua história. Na dominação turca os seus costumes  foram modificados através da imposição, e o Islamismo  tornou-se a religião oficial do país.  Hoje a população islâmica é de 70%, sendo os ortodoxos 13%, os católicos 16%, evangélicos e outros apenas 1%.  Apesar da grande parte deste percentual maior (os muçulmanos) ser nominal, ainda assim é “fechado”, embora dispostos a uma relacionamento, principalmente com estrangeiros. Ainda que exige bastante cautela.  Por fim, a Albânia foi aprisionada sob o poder  de um regime comunista que, em sua constituição, impôs a falsa declaração de que “Deus não existe”, proibindo todo o tipo de expressão religiosa.


Desde a queda do comunismo o país tornou-se extremamente consumista, materialista e de grande pobreza espiritual. Deus tem ocupado o último lugar na vida das pessoas ali.  Os países islâmicos ricos estão investindo pesadamente na Albânia, na construção do que será a maior mesquita da Europa.  Além disso, “missionários” islâmicos têm vindo da Turquia, Síria e outros países. Além disso, a população muçulmana radical está crescendo rapidamente, para reestabelecer seu domínio e poder.


Aqui estamos há 7 anos com o Projeto Ilíria (Terra dos livres),  propondo a proclamação da mensagem libertadora em Cristo Jesus.  Entendemos que através de um centro de desenvolvimento social poderemos ser a luz do Senhor e conduzir  crianças, adolescentes, jovens, mulheres e homens a conhecerem a verdade libertadora por meio de orientações educativas, cursos profissionalizantes, futebol, curso de línguas, de promoção de  saúde, recreação e, fundamentalmente, o estudo da Palavra de Deus, visando a plantação de uma igreja.


No inicio do nosso ministério em 2012, trabalhamos na plantação de uma igreja entre os ciganos na periferia da capital com um casal local.  Em meados de 2014 começamos a visitar a cidade de Mamurras, ao norte do país, com cerca de 30.000 habitantes. Uma das muitas cidades que não tem sequer um cristão evangélico.  A população da cidade é dividida entre muçulmanos e católicos, sendo os muçulmanos a maioria. Nesta cidade, o projeto Ilíria  tem sido desenvolvido através do relacionamento, da Escola  Brasileira de Futebol, artesanato, encontro de mulheres, voluntários na área da saúde,  e dos projetos de verão, como acampamento para adolescentes e jogos recreativos. Hoje, graças a Deus, temos um espaço alugado onde podemos cultuar ao nosso mestre Jesus de forma clara e simples. A medida que as ofertas chegam, aplicamos naquilo em que o Senhor nos direciona. E assim, a mensagem vai sendo pregada.  Em Mamurras, como em quase toda Albânia, temos o desafio com relação ao tráfico de drogas, os cassinos, a prostituição infantil, o tráfico humano e o pacto de sangue onde famílias inteiras são vitimas e sofrem com a lei do “olho por olho e dente por dente”.


Para nós tem sido um grande privilegio anunciar o evangelho de Cristo, começando um trabalho pioneiro, apesar da dificuldade de transmiti as boas novas às pessoas que ignoram a mensagem libertadora da cruz de Cristo.


"Sempre fiz questão de pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce de outro. Mas antes, como está escrito: “Hão de vê-lo aqueles que não tinham ouvido falar dele, e o entenderão aqueles que não o havia escutado.” (Romanos:15:20-21)

Missionários Besnik e Blerta.

Crossover Global - Base no Brasil

R. Francisco Caron, 630, Pilarzinho

Curitiba - PR; CEP 82120-200

Contato

+55 (41) 3029-4368