Testemunho de um irmão em Cristo

Refugiado por causa de sua fé e para compartilhar da sua fé!


Por motivos de segurança, meu nome e rosto não podem ser mostrados.

O Irã é um país islâmico. Eu venho de uma família muçulmana. No islamismo existem muitas regras que você precisa seguir, desde o momento que você acorda até o momento que você se deita, há uma série de coisas que você precisa fazer.


Quando eu me tornei um estudante universitário, comecei a descobrir um novo mundo de ideologias além do Islamismo, coisas como materialismo, comunismo, entre outros. Mas mesmo assim eu não conseguia encontrar as respostas para as perguntas que eu tinha sobre assuntos espirituais. Quem é Deus? O que é a alma? O que acontece após a morte?


Então, em 2007, um amigo me deu uma Bíblia.

"Esse livro não me interessa, não quero ler." Eu disse a ele.

"Apenas leia algumas páginas. Se não gostar, pode jogar fora."

"Tudo bem, posso fazer isso."


Assim, eu comecei a ler a Bíblia pelo Novo Testamento. E a cada página que eu lia eu encontrava o Deus verdadeiro, o Deus real, o Deus que eu estava procurando! O Deus que ama as pessoas, o Deus que enviou o Seu Filho para nos salvar. Em 2008, eu reconheci Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador, e assim eu me tornei um cristão.


Logo eu comecei a ter contato com outros cristãos dentro do Irã. Comecei a ir em suas confraternizações, festas de aniversário, almoços, jantares... E essas amizades, esse relacionamento com essas pessoas realmente me tocou. Era totalmente diferente do que eu conhecia, as pessoas realmente se importavam e eram amáveis umas com as outras, sempre oferencendo ajuda nas necessidades.


Como você deve saber, deixar de ser muçulmano para se tornar cristão, no Irã, é um grande pecado, um crime. Quando eu conheci Jesus, comecei a andar com esse pequeno grupo de cristãos, e a gente se reunia como igreja em uma casa, secretamente. Tínhamos encontros pelo menos uma vez por semana para falar sobre Jesus, ler a Bíblia, ter comunhão uns com os outros, e nós fizemos isso por um bom tempo. Mas em 2012, um amigo que fazia parte desse grupo foi abordado pela polícia, e acabou falando das nossas reuniões. Então a polícia começou a nos procurar e nosso grupo acabou se dispersando.


Eu e um amigo tivemos que deixar nossas casas para não sermos presos, vendemos todas as nossas coisas e fugimos para um vilarejo, onde moramos por alguns meses. Um outro amigo nosso tinha o contato de um "coiote", para o qual pagamos cada um 5 mil dólares para que ele nos tirasse do país. Em 2012, nós chegamos à Índia. Naquela época eu não sabia nada sobre a Índia. Não sabia uma única palavra em Híndi ou Inglês. Não fazia ideia de como era a cultura do país.


Viver como refugiado não é nada fácil. Nós não temos uma identidade, não pertencemos a lugar nenhum. Eu não sou do Irã, nem do Brasil, nem da Índia. Todo o refugiado acaba deixando a sua identidade no seu país de origem, além dos seus empregos, seus lares, às vezes tudo. E ter que recomeçar a vida em um novo país, onde nem se fala o mesmo idioma, não é fácil. Muitas vezes percebemos que não temos controle nenhum sobre a nossa própria vida.


Desde 2016, comecei a caminhar mais perto de outros refugiados, principalmentes afegãos, pois existem muitos deles aqui na Índia e os nossos idiomas são muito parecidos. Meu desejo é poder falar de Jesus para eles e ser amigo deles. Tenho liderado um grupo com cerca de 12 jovens que se reune na nossa igreja todas as semanas. E eu só tenho a agradecer a Deus! Porque quando eu cheguei na Índia eu me submeti totalmente à vontade de Deus, escolhi confiar no cuidado dele. E pude perceber que em todo tempo Ele tem me sustentado.


Quero pedir a você, que está lendo o meu testemunho, que ore por todos os refugiados, e por todos os muçulmanos. Para que o Senhor abra as suas mentes, os seus corações, e que ele nos ajude a ir ao encontro deles para compartilhar da Sua paz com eles. Nós podemos, através do Espírito Santo, parar essas guerras que acontecem nos países muçulmanos. Ore também por aqueles cristãos que vivem nesses países, como Irã e Afeganistão.


Que Deus nos dê o Seu poder e a Sua força para podermos fazer o nosso melhor para Ele.

Muito obrigado por lerem meu testemunho, Deus abençoe vocês.


Assinado,


Seu irmão em Cristo.

Crossover Global - Base no Brasil

R. Francisco Caron, 630, Pilarzinho

Curitiba - PR; CEP 82120-200

Contato

+55 (41) 3029-4368